domingo, 29 de julho de 2012

terça-feira, 17 de julho de 2012

Perspectivas do mercado de trabalho


Apesar de a atual crise internacional ter suas raízes em 2007, o cenário macroeconômico mundial ainda é muito nebuloso. Devido à grande incerteza, não existe uma previsão confiável sobre o tempo que levará para que as principais economias desenvolvidas comecem a reagir.
O desempenho das economias em desenvolvimento, que compensava em parte o cenário pessimista, também vem mostrando sinais de piora. China, Índia, Rússia e Brasil estão sendo afetados pela piora na zona do Euro, o que pode deterioram ainda mais o cenário internacional.
Um sinal, no Brasil, é a queda no nível de produção de vários segmentos, com destaque para a indústria, piora na expectativa dos empresários e consequente redução no nível de investimentos. O mercado de trabalho ainda apresenta um bom dinamismo, com redução do nível de desemprego e taxas que são, historicamente, muito baixas.
No entanto, caso ocorra uma piora no cenário externo, os efeitos sobre a produção se tornarão mais evidentes e os empresários terão que se ajustar a nova realidade, reduzindo a quantidade de empregados.
O crescimento do PIB foi baixo em 2011 e provavelmente será ainda menor em 2012. Ainda existe uma expectativa que as medidas do governo, como a redução dos juros e estímulos tributários, tenham um efeito positivo no segundo semestre do corrente ano. O maior nível de gastos e investimentos decorrentes da Copa de 2014 são estímulos adicionais. Contudo, essas medidas não são suficientes para compensar uma piora do cenário internacional e um fraco crescimento em 2013.
Parece que o ciclo de crescimento mais elevado da economia brasileira está chegado ao fim e o governo terá que tomar medidas mais profundas para ajustar a economia e abrir espaço para que ela volte a crescer. Enquanto isso parece provável que iremos experimentar uma piora no mercado de trabalho brasileiro.