sexta-feira, 16 de maio de 2014

A beleza da democracia

(Gazeta do Povo - 16/05/2014)

O sistema democrático é a melhor forma de participação da população no processo político de um país. Através do voto, cada cidadão pode se fazer representar em uma sociedade que possui diferentes demandas e necessidades.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso conseguiu se eleger e reeleger pelo papel determinante que teve no controle inflacionário através do Plano Real, sendo que essa era uma das maiores demandas sociais do período. O ex-presidente avançou em várias outras áreas, como no saneamento financeiro de dívidas passadas, a institucionalização da responsabilidade fiscal de estados e municípios, a manutenção do processo de abertura da economia, além de avanços consideráveis na área previdenciária e do orçamento público. Também lançou programas sociais que serviram de base para o atual programa Bolsa Família e adotou medidas importantes na universalização do ensino público.
No entanto, o fraco desempenho econômico, a fragilidade externa do país pelos excessos cambiais e a crise energética, no final do segundo mandato, foram elementos essenciais no desgaste da imagem do ex-presidente e pelo desejo de mudança que ficou evidenciado nas urnas, em outubro de 2002. A eleição do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva representou esse desejo de mudança da população.
Com o benefício das reformas realizadas no governo anterior, do excelente cenário externo, da manutenção de pilares macroeconômicos essenciais como o sistema de metas de inflação e do superávit primário e também de reformas acertadas no primeiro mandato, como a continuidade do processo de reformas no sistema previdenciário, a reforma do Judiciário e as mudanças na lei do inquilinato, a era Lula experimentou um período de crescimento que não se presenciava desde os anos de 1970. Adicionalmente, o crescimento com o aprofundamento de políticas sociais acertadas, como o Bolsa Família, por exemplo, fez com que os anos 2000 fossem repletos de mudanças sociais positivas que justificaram a reeleição com folga do ex-presidente, a despeito do escândalo do mensalão às vésperas da eleição presidencial.
Entretanto, a falta de reformas necessárias para a manutenção do processo de crescimento e desenvolvimento a partir do segundo mandado do governo Lula e do governo de Dilma, da mudança do cenário internacional, da elevação da percepção da corrupção, do baixo crescimento econômico e piora significativa nas perspectivas futuras da economia, a população começou a demonstrar as insatisfações com o governo petista na esfera federal, como se pode verificar pelas manifestações que ocorreram no ano passado e pela queda na intenção de voto na presidente Dilma. Novamente, a população começa a expressar a vontade de mudança e me parece que uma mudança do candidato da situação não irá resolver, aos olhos do eleitor, os erros que foram cometidos e a vontade de mudança que uma parcela cada vez mais significativa da população vem apresentando. Muita água ainda irá rolar até a eleição presidencial, e o presidente eleito representará a vontade da população brasileira por mudança ou manutenção das políticas que vêm sendo adotadas. Essa é a beleza da democracia!