quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Crescimento e qualificação profissional

  Esse vídeo da Globo News aponta para o problema da qualificação profissional (link para o vídeo).

  José Pastore e Luiz Carlos Cabrera apontam alguns pontos essenciais do problema que enfrentamos. Hoje nós vivemos em uma sociedade do conhecimento, onde a tecnologia de produção está em constante mudança e, desse modo, a escolaridade é um fator de produção cada vez mais importante.

  De fato, existe um problema de qualidade nos níveis de ensino fundamental e médio, onde os alunos não são preparados de forma adequada para transformar o conhecimento em "sabedoria", ou seja, colocar esse conhecimento de forma a trazer um retorno produtivo, problema esse que ocorre também no ensino superior.

  O crescimento mais elevado na última década explicitou essa deficiência brasileira que só poderá ser resolvida com uma melhora no sistema educacional principalmente via melhora do nível de conhecimento e motivação dos docentes. Não tem como resolver isso sem elevar os salário e acabar com a isonomia salarial no ensino público (o que também é válido para o ensino superior).

  Outro ponto relevante que eles colocam é o pacto da mediocridade que existe em muitas faculdades pagas. Os alunos "pagam por um diploma" que, no final das contas, não vale quase nada. Pensando além do curto prazo, é fácil perceber que um ensino superior que não altera de forma significativa o conhecimento e habilidades do aluno para pensar não será bem visto no mercado e, desse modo, o efeito sobre os salários será praticamente nulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário