terça-feira, 6 de novembro de 2012

4º Curso Avançado de Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais.


O Programa de Avaliação Econômica, parceria da Fundação Itaú Social e da Gerência de Avaliação de Projetos do Itaú-Unibanco, promoverão, em 2013, o 4º Curso Avançado de Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais.

Objetivos Geral: disseminar a cultura e prática de avaliação econômica (avaliação de impacto e retorno econômico) de projetos sociais, aprimorando os conhecimentos de metodologias e práticas nesta área. Específico: preparar professores para o curso de “Avaliação Econômica de Projetos Sociais” da Fundação Itaú Social, com foco na disseminação dos conceitos e práticas de avaliação econômica para gestores de projetos sociais. Público-alvo Estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado) ou pós-graduados em Economia de todo o país, com interesse na área de avaliação de políticas públicas e projetos sociais.

Apresentação O curso está dividido em duas partes: avaliação econômica (módulos 1 a 5) e preparação para professores do curso “Avaliação Econômica de Projetos Sociais” da Fundação Itaú Social (módulo 6). Os alunos do curso deverão apresentar trabalhos e fazer uma prova no final do curso. As aulas serão ministradas de 07 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013, em São Paulo, em horário integral (6 horas/aula por dia).

Pré-requisitos Pré-requisito: já ter cursado matérias obrigatórias do primeiro ano do mestrado ou doutorado, em especial Econometria.

Inscrições A seleção será feita com base nas seguintes informações: - histórico escolar do curso atual ou do último curso; - carta de recomendação de professor da instituição de pós-graduação; - currículo que contenha, inclusive, informações de experiência como professor/monitor.

As inscrições devem ser feitas enviando a documentação acima, exclusivamente, para o endereço avaliacaoeconomica@itau-unibanco.com.br , indicando “inscrição curso avançado” no assunto do email. As inscrições serão recebidas até o dia 23 de novembro.

Ajuda de custo Alunos residentes fora da cidade de São Paulo terão o transporte pago pela Fundação Itaú Social (1 ida e 1 volta). Será oferecido almoço nos dias de aula. Compromisso Considerando o objetivo desse trabalho, o curso é totalmente gratuito, e os alunos, em contrapartida, assumem o compromisso de se colocar à disposição durante o ano de 2013 para ministrar o curso “Avaliação Econômica de Projetos Sociais” da Fundação Itaú Social, para pelo menos uma turma do curso, se forem convidados a tal. Essa participação, como professor, será remunerada.

Professores confirmados Naercio Menezes-Filho, Insper e FEA-USP Cecília Machado, EPGE-FGV Sergio Firpo, EESP-FGV Samuel Hazzan, EAESP-FGV
Elaine Pazello, FEARP-USP

Programa do 4º Curso Avançado de Avaliação de Políticas Públicas e Projetos Sociais
1) Econometria Básica Revisão: MQO (causalidade, identificação e estimação) Revisão: Variáveis Instrumentais (identificação e estimação) Experimentos Aleatórios (estimação e inferência) O Modelo de Resultados Potenciais - Efeito Tratamento Médio Aulas Práticas
2) Desenho de Avaliação
3) Econometria para Avaliação - Básico Propensity Score Matching Métodos de Regressão Diferenças em diferenças Aulas práticas
4) Econometria para Avaliação – Avançado Variáveis Instrumentais – LATE Efeitos nos diferentes quantis Lidando com Atrito Regressões com Descontinuidade Tratamentos Contínuos – Propensity Score Generalizado Aulas práticas
5) Retorno Econômico
6) Módulo para futuros professores
6.1 Didática 6.2 Terceiro Setor 6.3 Programa do Curso “Avaliação econômica”

Nenhum comentário:

Postar um comentário