segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Economista Kennett Rogoff afirma que a crise atual segue o mesmo caminho das anteriores

  Excelente entrevista com Kennett Rogoff para o Globonews (link para o vídeo). Ele fala do seu livro escrito com Carmen Reinhart onde eles analisam o comportamento de crises financeiras que ocorreram em vários lugares do mundo nos últimos oito séculos.

  Ele fala sobre a universalidade dessas crises, ou seja, elas ocorrem em regiões consideradas pouco desenvolvidas, mas também nas desenvolvidas (acho que o caso da Europa hoje é um bom exemplo), além da similaridade entre elas.

  A crise financeira internacional atual vai passar, como todos esperamos, mas pode demorar uns bons anos até que a economia global recupere novamente o vigor econômico apresentado antes de 2007.

  Ele também dá uma boa dica: sempre desconfie das pessoas que disseram ter previsto uma recessão ou crise, pois não há razão para achar que elas são mais racionais que as demais ou que possuem mais informações em nível suficiente para "saber" quando uma crise irá ocorrer. Geralmente, mesmos os especialistas só percebem que um país ou região entrou em recessão ou crise alguns meses após seu início. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário