terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mensalão e a herança maldita

  Estava lendo a Veja da semana passada e tive que lavar as mãos antes de vir para o computador. Tem lama escorrendo pelas bordas da revista!

  É uma vergonha todo esse esquema que foi montado para que o governo conseguisse maioria no Congresso. Todo mundo sabe que essas coisas existem em qualquer governo brasileiro, mas a minha impressão é que elas pioraram nos oito anos do governo anterior. Por exemplo, veja a quantidade de ministros que estavam envolvidos com problemas de corrupção e perderam seus cargos no começo do atual governo federal.

 Você pode estar se perguntando a relação do tema com um blog de economia e desenvolvimento. Tem tudo a ver! O nível de corrupção existente em um país está relacionado com as instituições que vigoram, ou seja, quanto mais corrupção, mas fracas elas são.

  Também acho que os governantes podem agir de forma a fortalecer ou enfraquecer as instituições que estimulam o crescimento e desenvolvimento econômico. Quando se age de forma a facilitar corrupção e o ganho fácil da elite em detrimento da população em geral, as instituições vão se enfraquecendo, com efeitos sobre o crescimento de longo prazo que podem ser consideráveis. Muito se falou da herança maldita da era FHC, mas a verdadeira herança maldita foi deixada pelo governo anterior... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário